sexta-feira, novembro 10, 2006

Mulher portuguesa/Caterina de Agostinho


"Não sei já, Caterina, se és chinesa
ou se Índia te tomou e és indiana
ou de ébano te vejo se africana
ou se és eternamente portuguesa
e sendo portuguesa a todas tens
porque em ti, Caterina, eu amo o mundo
e para assim te amar nele me fundo,
sabendo que o meu bem é não ter bens,
que a minha maior posse é não ter nada
e com tudo eu estar já sem saber
se morto vivo ou vivo de morrer"
[Agostinho da Silva, De Camões a Natércia, in jornal Quinto Império, nº6, 1991]



18 comentários:

Carlos Gil disse...

atão? vocês morreram ou foram visitar o Agostinho?

Anónimo disse...

Beijo enorme para ti, Cê!!, IO.

Carlos Gil disse...

?

None disse...

Parabéns Clara. Beijo.

marinheiro do pacifico disse...

Dizem que não há coincidências mas eu penso que nada acontece por acaso porque tudo já está decidido e do destino não podemos fugir.

Marinheiro

marinheiro do pacifico disse...

Agradeço linda menina de palavras tão sedutoras ter estreado a minha balsa.

Marinheiro

marinheiro do pacifico disse...

Boas noites já não lhe posso deixar mas deixo-lhe os desejos de um muito bom dia.

Marinheiro

Anónimo disse...

E contudo, esteve certa desde o início, digo, nas suas dúvidas coloridas, na pulga atrás da orelha.

Marinheiro

Anónimo disse...

Ohhhhhh!!!! Então, tenho imensa pena que tenhas levantado âncora, marinheiro, não me deixando descobrir quem és.
Rasgo, agora, um sorriso. Sabes, marinheiro, de repente tive medo de estar a brincar com um desconhecido.
Um beijo grande, meu amigo marinheiro.
Diz-me só mais uma coisa: gostas de cerejas?

Anónimo disse...

Henrique Santos, seu marinheiro patifório... És tu? lol
bejitos, cavaleiro/marinheiro, de uma pirata

Anónimo disse...

A pista fundamental estava no post a "partilha". Ka g'anda asna eu fui! E agora fiquei sem marinheiro? buááááá

Anónimo disse...

Outras pistas relevantes: as palavras cavaleiro, castelo, princesa; a delicadeza e o respeito presentes nas msgs.

Já não tenho dúvidas marinheiro. Estou a imaginar-te de boné e com o cachimbo no canto da boca. Mas que belo marinheiro, olalá.
Que volte o blog do marinheiro, please...

Anónimo disse...

Suponhamos que invento outro blog. Continuamos o jogo? Teremos necessáriamente de objectivarmos a crueza e as condicionantes que o real nos traz?

Anónimo disse...

Continuemos o jogo... mas não se importa que eu venha a ter dupla personalidade? Umas vezes sereiando, outras, pirateando? (pirata feminina, é claro)
Sabendo que nos conhecemos e pelas suas artes tecidas com linhas de grande delicadeza, vamos a isso, amigo marinheiro.

Anónimo disse...

Cartas de marear

ou

Segredos da lua cheia

ou

Um pirata e uma sereia

Que diz do novo título para o novo blog?

CB disse...

Marivagando?

CB disse...

Marinheiro só! (título de letra de Caetano Veloso)???

Anónimo disse...

Fica Marivagando.