quinta-feira, outubro 20, 2005

Déjá vue...


Bar e refeitório fechados. Greve de funcionários. A confusão instalada na escola. Os alunos em tropel, num burburinho crescente, sobem as escadas até ao CE. São corridos e lá fora reclamam ruidosamente o almoço. É com o cartão da escola, antecipadamente carregado, que compram a senha para o refeitório ou adquirem no bar algumas refeições ligeiras.
Ao meio dia toca para as aulas e os professores dirigem-se para a porta a fim de se distribuirem pelos pavilhões de aulas. Os alunos concentram-se no pátio, impedindo-os de prosseguir. Gritam em uníssono "queremos comer". A união transformada numa força incontestável. A autorização superior, para saírem da escola a fim de ir almoçar, saíu inevitavelmente. Foi, enfim, a "conquista" de um bloco sem aulas... neste caso, com um motivo pertinente.
Um sorriso me perpassou pelo rosto ao apreciar que a força reivindicativa ainda assoma e se propaga entre os jovens quando pensam que lhes assiste a razão.
Reflecti e quase ouso dizer que é um sintoma significativo face ao estabelecimento de uma "ditadura mansa" no nosso país que se vai reflectindo e reproduzindo nos pequenos nichos de poder. São a já tendência para a prepotência de uns ou os medos de outros face aos superiores hierárquicos...
Logo à noite ouvirei dizer, decerto, que em todo o país a greve mal foi sentida e blá blá... que tudo correu normalmente.
Ontem, falava ao 11º ano do Contrato Social de Rousseau, do princípio de soberania do Povo que pode pôr e depôr governantes quando sente que estes falham. Cada vez me convenço mais que quem nos governa conhece muito de números mas pouco das lições da História, o que é de todo lamentável.

2 comentários:

CB disse...

Concordo Isa. Os números quantificam as vergonhas nacionais, mas para eles não passam de uma abstracção...Quantificam algo que lhes passa ao lado, a não ser, em concreto, que encham os bolsos dos que os já têm cheios... Quanto ao Aníbal, já estou a convencer-me que quase todos vão ao mesmo e para o mesmo. Depois de ver os socialistas com tal autismo, venha o diabo e escolha, né? Bjo

th disse...

Eu queria tanto dizer uma coisa com geito, mas não tenho geito de dizer seja o que fôr...
Reclama Mi-C que faz bem à alma!
passei só para dar um beijo, th